Agora no rádio...

Voz do Brasil

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Acir Antão, apresentador da Itatiaia, recebe homenagem na Assembleia de Minas

Comunicador ganhou deferência da Comissão de Cultura do Parlamento por causa do trabalho em prol da música e da cultura

Acir Antão recebeu diploma com homenagem da Assembleia de MG

Há mais de 50 anos no ar, o comunicador Acir Antão, da Itatiaia, foi homenageado na tarde desta quarta-feira (24) pela Comissão de Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atração e o apresentador receberam deferências pela atuação em prol da cultura mineira no rádio.

Ouvintes, políticos do passado e da atualidade lotaram um dos plenários do legislativo estadual para homenagear Acir Antão, que também foi repórter de política e setorista da Assembleia Legislativa por mais de 30 anos.

À reportagem, o comunicador relatou felicidade pela deferência recebida. “Foi uma homenagem simples, mas que me tocou muito o coração, até porque a gente está aqui por causa da Rádio Itatiaia. Não fosse o sucesso, a vida e a história da Itatiaia, talvez eu não estivesse aqui (sendo homenageado) hoje”, disse.

Durante o evento, Acir lembrou dos tempos em que ia cotidianamente à Assembleia acompanhar as articulações políticas. “Vi, por exemplo, as movimentações pela Carta de Minas Gerais, a Constituição Mineira — depois da Constituição Federal”, contou.

O pedido para homenagear Acir partiu do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que é apresentador televisivo. Tramonte, que começou a carreira no rádio, chamou o comunicador da Itatiaia de “professor”.

“Ele se dedica com carinho, amor e determinação. Isso é muito importante. Para você fazer esse trabalho, só com muito amor e carinho”, destacou.

O governo de Minas Gerais enviou um representante para participar da deferência a Acir Antão. Segundo Igor Arci, subsecretário de Cultura, Igor Arci, o apresentador é um ícone do rádio brasileiro.

"É um reconhecimento e a chancela do estado de Minas Gerais, reconhecendo essa potente voz, não apenas para o jornalismo e para a Cultura. Ele é cantor e mantém vivas músicas que não são mais escutadas hoje e dá oportunidades a grandes artistas que estão surgindo no interior e na capital”, apontou.

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.