Há mais de 50 anos no ar, o comunicador Acir Antão, da Itatiaia, foi homenageado na tarde desta quarta-feira (24) pela Comissão de Cultura e Turismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A atração e o apresentador receberam deferências pela atuação em prol da cultura mineira no rádio.
Ouvintes, políticos do passado e da atualidade lotaram um dos plenários do legislativo estadual para homenagear Acir Antão, que também foi repórter de política e setorista da Assembleia Legislativa por mais de 30 anos.
À reportagem, o comunicador relatou felicidade pela deferência recebida. “Foi uma homenagem simples, mas que me tocou muito o coração, até porque a gente está aqui por causa da Rádio Itatiaia. Não fosse o sucesso, a vida e a história da Itatiaia, talvez eu não estivesse aqui (sendo homenageado) hoje”, disse.
Durante o evento, Acir lembrou dos tempos em que ia cotidianamente à Assembleia acompanhar as articulações políticas. “Vi, por exemplo, as movimentações pela Carta de Minas Gerais, a Constituição Mineira — depois da Constituição Federal”, contou.
O pedido para homenagear Acir partiu do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos), que é apresentador televisivo. Tramonte, que começou a carreira no rádio, chamou o comunicador da Itatiaia de “professor”.
“Ele se dedica com carinho, amor e determinação. Isso é muito importante. Para você fazer esse trabalho, só com muito amor e carinho”, destacou.
O governo de Minas Gerais enviou um representante para participar da deferência a Acir Antão. Segundo Igor Arci, subsecretário de Cultura, Igor Arci, o apresentador é um ícone do rádio brasileiro.
"É um reconhecimento e a chancela do estado de Minas Gerais, reconhecendo essa potente voz, não apenas para o jornalismo e para a Cultura. Ele é cantor e mantém vivas músicas que não são mais escutadas hoje e dá oportunidades a grandes artistas que estão surgindo no interior e na capital”, apontou.