Ouvindo...

Zambelli vira ré por perseguir homem com arma em São Paulo às vésperas das eleições

Na última sexta-feira (18), o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para tornar ré a deputada Carla Zambelli; julgamento foi encerrado nesta segunda-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tornar ré, nesta segunda-feira (21), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com arma de fogo no episódio ocorrido às vésperas da eleição presidencial do ano passado, na região do Jardins, em São Paulo.

Na ocasião, a parlamentar perseguiu um homem com a arma em punho. O ministro Gilmar Mendes, relator do processo, acatou a denúncia movida pelo Ministério Público Federal (MPF) contra Zambelli. Oito ministros seguiram o relator: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin, Roberto Barroso, Dias Toffoli, Rosa Weber e Luiz Fux.

Em contrapartida, os ministros André Mendonça e Nunes Marques rejeitaram a denúncia. O primeiro argumentou que o julgamento sobre o episódio deveria caber à Vara Criminal de São Paulo, e não ao Supremo Tribunal Federal. Nunes Marques também citou a incompetência da Corte no voto.

O julgamento no plenário virtual se encerra nesta segunda-feira (21) e não permite debate entre os ministros, apenas apresentação dos votos divergentes do relator.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais