Ouvindo...

CPI instalada pela Câmara Municipal ouve ex-prefeito de BH nesta terça (20)

Comissão, formada para analisar contratos de limpeza da Lagoa da Pampulha, deve concluir os trabalhos em julho

CPI da Lagoa da Pampulha deve seguir atividades por mais um mês

Marcio Lacerda, ex-prefeito de Belo Horizonte, voltará à cena política nesta terça-feira (20). Ele vai depor aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada na Câmara Municipal para investigar supostas irregularidades em contratos de limpeza da Lagoa da Pampulha.

À Itatiaia, Lacerda confirmou que vai prestar depoimento nesta terça. Durante a gestão dele, entre 2009 e 2016, ao menos um contrato para a despoluição do cartão-postal da Pampulha foi assinado.

“O depoimento de Marcio Lacerda é fundamental, uma vez que ele foi citado em vários momentos e oitivas. É importante esclarecermos todo o processo acerca da Lagoa da Pampulha”, diz o vereador Braulio Lara (Novo), relator da CPI.

Entre as citações mencionadas por Braulio, está uma alusão a Lacerda feita por Ricardo Aroeira, diretor de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria de Obras e Infraestrutura de BH (Smobi). Ele chegou a dizer, aos vereadores, que o ex-prefeito o teria chamado para uma reunião com uma empresa interessada no trabalho de limpeza da lagoa.

Segundo Aroeira, após o encontro, Lacerda teria pedido a ele o envio de um e-mail à empresa solicitando nova proposta para a despoluição. A conversa teria ocorrido em meio ao processo licitatório para a prestação do serviço.

O depoimento de Marcio Lacerda estava previsto para acontecer no dia 6 deste mês. Ele, porém, pediu o adiamento da audiência. O ex-prefeito, eleito pelo PSB nos dois pleitos que disputou na cidade, solicitou mais tempo a fim de analisar os materiais da época e rememorar os detalhes do caso.

A expectativa é que Braulio Lara apresente seu relatório a respeito das investigações em julho.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.