Aconteceu na tarde desta quarta-feira (05) na sede da Associação Comercial de Ouro Preto (ACEOP), a assinatura da lei que torna o Plano de apoio à Diversificação Econômico Municipal, o PADE, uma política pública. Com a oficialização, o plano passa a se tornar de interesse municipal, não se limitando aos mandatos de prefeitos ou secretários.
O PADE foi uma das medidas compensatórias do impacto gerado pelo funcionamento da empresa Samarco em Ouro Preto e é fruto da interlocução entre diferentes secretarias municipais, como cultura, desenvolvimento econômico e agropecuária.
O secretário de desenvolvimento econômico, tecnologia e inovação, Felipe Guerra, falou sobre a importância da inserção de novas modalidades de negócios e serviços na base econômica do município.
“O PADE são ações de longo, médio e curto prazo. A curto já estão acontecendo, eu vou citar como exemplo a sala do empreendedor, o fortalecimento do SINE, a lei de liberdade econômica, são todas ações deliberadas pelo conselho, em cima de estudos do PADE”.
A diversificação econômica vem sendo pauta do debate público ouro-pretano, na busca por alternativas à mineração. O prefeito também aproveitou a ocasião para falar das novas parcerias firmadas entre a prefeitura e empresas do setor turístico, durante sua participação na
A partir de agora, a ADOP, Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto, será responsável pela gestão do plano de diversificação econômica do município.