Durante a entrega das obras na avenida Lima Júnior, mais conhecida como Curva do Vento, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), apresentou atualizações sobre intervenções de áreas que sofreram com as chuvas de janeiro de 2022 e de 2023.
Dentre elas, a rua das Violetas, no bairro Santa Cruz, que de acordo com o prefeito, deve ser entregue nos próximos dias. A via sofreu um grande deslizamento que soterrou uma residência, em janeiro de 2022. O acidente não deixou vítimas, mas diversas famílias precisaram ser realocadas.
Outro local citado pelo prefeito foi o Morro da Forca, que sofreu um grande deslizamento em janeiro de 2022, destruindo o Casarão Baeta Neves. Um ano depois, a defesa civil emitiu um alerta de novos riscos de deslizamentos no local. As vias no entorno do Morro, como a rua pacifico Homem e rua Diogo de Vasconcelos, foram interditadas, assim como parte do centro de artes e convenções da UFOP.
As interdições que se arrastaram por meses, fizeram inclusive com que houvesse a transferência do carnaval da Liga dos Blocos de Ouro Preto, que ocorria tradicionalmente no estacionamento do espaço de eventos para o campo de futebol no bairro água limpa. Durante a coletiva da Avenida Lima Júnior, o prefeito de Ouro Preto afirmou que o município já fez tudo o que era de sua responsabilidade para resolver a situação, mas aguarda liberação das verba via Caixa Econômica Federal.
Em entrevista à Itatiaia Ouro Preto em maio deste ano, o governador Romeu Zema (Novo) rebateu as acusações do prefeito ouro-pretano, explicando que o valor retido na caixa econômica federal provenientes do PAC das encostas, De acordo com o governador, os entraves para a liberação da verba são consequência de burocracias do Governo Federal..
Outras obras atualizadas pelo chefe do executivo municipal foram na estrada do Salto, promovendo o recapeamento do acesso entre a MG-129 e o trevo da Chapada, próximo à Lavras Novas, que estão em fase de conclusão. De acordo com a prefeitura, a secretaria de obras está se preparando para atuar na estrada do distrito de Rodrigo Silva.