Ouvindo...

Moradores do bairro Rosário, em Mariana, reclamam de falta de água recorrente

Usuários do SAAE também denunciam dificuldades em se comunicar com a empresa

SAAE afirma que interrupções são causadas por oscilações na rede elétrica

Moradores do bairro Rosário, em Mariana, procuraram a reportagem da Itatiaia para denunciar dificuldades de comunicação com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana, o SAAE, e as oscilações no abastecimento.

Segundo os usuários do serviço, há racionamento e até mesmo interrupção constante no abastecimento de água do bairro, gerando transtornos à população. Um dos moradores ainda informou ter dificuldades em se comunicar com o SAAE, não tendo retorno na resolução dos problemas. A Itatiaia procurou o Serviço que informou que:

“Toda ação de manutenção ou reparo programada em redes de água ou esgoto em qualquer ponto da cidade o departamento de Comunicação da autarquia informa às comunidades por meio dos seus canais de comunicação. Entretanto, quando ocorre algum incidente inesperado, como pico e/ou queda da energia elétrica no sistema de bombeamento, o comunicado é emitido o mais rápido possível na busca de mitigar os transtornos com o corte abrupto do abastecimento de água nas comunidades.

Especificamente sobre o bairro Rosário, a empresa informou que principalmente a parte mais alta, tem sofrido com interrupções inesperada do abastecimento devido às constantes oscilações da energia elétrica, como vem acontecendo na região do bairro Morro Santana (Gogô), que possui a principal captação de água que abastece o Rosário.

As equipes do SAAE estão monitorando 24h os sistemas de bombeamento das captações e a qualquer sinal de pico ou queda de energia estão atuando para que o abastecimento não fique interrompido por um período mais longo”.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.