Ouvindo...

Fungo malassezia é comum em cães e gatos, diz médico-veterinário

Micro-organismo pode aparecer se os pets lamberem as patas frequentemente ou se forem ao pet shop

Pata de cachorro

O malassezia é um gênero de fungo encontrado de forma natural na superfície da pele de muitos animais, como cachorros e gatos, e também nos seres humanos, podendo causar infecção superficial.

Segundo o médico-veterinário Gilson Dias, esse micro-organismo pode aparecer se os pets lamberem as patas frequentemente ou se forem ao pet shop.

“No pet shop é comum o pessoal raspar entre os dedos dos animais para melhorar a questão da limpeza da patinha mesmo, só que alguns cães vão ter alergia da lâmina. Aí, no dia seguinte, que ele foi ao pet shop, ele começa a lamber”, explicou.

Onde fica molhado cria-se um ambiente propício para a proliferação de fungos, mas, segundo o veterinário, o malassezia é um fungo normal na pele dos cachorros.

"Às vezes, a gente implementa uma rotina com um lenço umedecido. Para isso, a gente já consegue uma recuperação legal em relação a, por exemplo, o malassezia. Aí consegue resolver essa coceira”, disse o veterinário.

Leia também

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.