Ouvindo...

Diarreia em gatos: conheça causas, riscos e quando buscar ajuda veterinária

Adotar medidas preventivas, monitorar alterações no comportamento e procurar assistência veterinária ao primeiro sinal de anormalidade são principais ações

A diarreia pode ser resultado de alterações alimentares leves, também pode indicar doenças graves

A diarreia em gatos é um sintoma que não deve ser ignorado. Ao mesmo tempo em que pode ser resultado de alterações alimentares leves, também pode indicar doenças graves.

Existem várias causas para a diarreia felina. Segundo a veterinária Franziska G, em artigo publicado na Zooplus, “as causas mais frequentes para as diarreias dos felinos são atribuídas a alterações bruscas na alimentação ou qualquer alteração na rotina do dia a dia do felino que possa provocar estresse”.

Além disso, infecções por vírus como parvovírus ou coronavírus felino; parasitas internos, como giárdia e vermes intestinais; e doenças crônicas, como insuficiência hepática e pancreatite, aponta a especialista.

Outra condição frequentemente associada à diarreia em felinos é a intolerância alimentar. Segundo o Hospital Veterinário da Universidade Estadual Paulista (Unesp), “intolerâncias e alergias alimentares podem desencadear processos inflamatórios no intestino, levando a episódios recorrentes de diarreia”.

Nesses casos, a troca por uma dieta hipoalergênica, sempre com orientação profissional, é indicada para controlar os sintomas.

A alimentação inadequada também merece atenção. Muitos tutores oferecem alimentos humanos sem saber que determinados ingredientes são tóxicos para gatos.

Conforme alerta a American Society for the Prevention of Cruelty to Animals (ASPCA), “produtos como leite, cebola e chocolate devem ser totalmente evitados, pois além de diarreia, podem causar intoxicações graves”.

Leia também

Como agir?

Observar o comportamento do gato é o primeiro passo. Mudanças como apatia, vômitos, febre ou presença de sangue nas fezes tornam o quadro mais grave.

Em casos leves, onde o animal se mantém ativo e hidratado, é possível adotar medidas iniciais, como oferecer água fresca e estimular a hidratação, manter a alimentação leve e de fácil digestão, conforme orientação veterinária e evitar mudanças repentinas de ração.

Automedicar o pet jamais deve ser uma opção. A Inova Veterinária enfatiza que “não existe um remédio caseiro para gato com diarreia, já que é necessário investigar o que a causou, que geralmente pode ser um evento complexo”.

Prevenção e cuidados contínuos

A prevenção da diarreia passa por cuidados básicos. Manter o calendário de vacinação atualizado, controlar parasitas internos e externos e garantir uma alimentação balanceada são medidas indispensáveis.

A Inova Veterinária recomenda que “os antiparasitários devem ser administrados todos os meses até os seis meses de idade do seu gato e, posteriormente, a cada três meses”.

Outro ponto importante é o manejo do estresse, principalmente para gatos que passam por mudanças de ambiente ou rotina.

Proporcionar enriquecimento ambiental, com arranhadores, brinquedos e esconderijos, também ajuda a preservar o equilíbrio emocional dos pets.

Em qualquer suspeita de agravamento dos sintomas, a recomendação é procurar rapidamente um veterinário.

Como destaca a Zooplus, “apesar de surgir com alguma frequência, a diarreia nos gatos pode ser um problema grave e mesmo fatal por causa da desidratação”.

Filhotes e idosos são, inclusive, mais vulneráveis aos efeitos da diarreia, especialmente por causa da rápida desidratação.

“Em animais jovens ou com imunidade comprometida, a perda de líquidos pode levar a complicações sistêmicas severas em poucas horas”, informa o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) em nota técnica sobre cuidados veterinários preventivos.

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.