A startup Colossal Biosciences, especializada em desextinção, anunciou nesta segunda-feira (7) o retorno lobo-terrível, uma espécie extinta que habitou a América há 10 mil anos. Essa é a primeira vez que uma espécie extinta volta a existir.
Os filhotes Rômulo, Remo, de seis meses, e Khaleesi, de três, foram recriados a partir de DNA antigo encontrado em fósseis de 11,5 a 72 mil anos, segundo a Colossal. A startup usa a tecnologia CRISPR na desextinção dos animais.
“Esse não é apenas o nosso momento - é um momento para a ciência, o nosso planeta e a humanidade. Tudo isso que amamos e somos apaixonados”, escreveu a empresa nas redes sociais. É possível, ainda, ouvir o uivo deles. Ouça:
Fósseis de lobos-terríveis já foram encontrados na Venezuela, nos Estados Unidos e no Canadá. Eles ficaram populares ao serem retratados como mascotes na série Game of Thrones, da HBO.
“Por 15 anos, lobos terríveis foram uma parte enorme da minha vida, mas apenas em histórias e na tela - até agora. Graças à Colossal, estamos vivenciando um momento monumental, não apenas pelo retorno do icônico lobo-terrível, mas pela ciência, pela conservação e por todos os que já sonharam com o impossível”, disse Sophie Turner, atriz de Game of Thrones.