O cachorro Scooby, resgatado após ser vítima de maus-tratos, continua internado em uma clínica veterinária em Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (28).
O animal foi
Vídeo: após 6 horas de tosa, veja antes e depois de cachorro resgatado de maus-tratos
— Itatiaia (@itatiaia) March 28, 2025
📹 Reprodução/ Redes sociais pic.twitter.com/QwZSZ7kgvu
Scooby está sob medicação, será submetido a mais exames e passará por tratamento oftalmológico, segundo informações do abrigo Anjos da Proteção Animal (APA).
Os veterinários constataram que o cão estava coberto de pulgas e carrapatos e estava com nódulos de sangue na pele. Além disso, o animal foi diagnosticado com miíase — também conhecida como bicheira —, infecção de pele causada por larvas de moscas.
Tutora presa
A tutora do animal foi encaminhada para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ela alegou que o animal tem 15 anos, não era tosado porque atacava os tosadores e não soube dizer a data da última tosa.
No entanto, exames apontam que o animal tem cerca de seis anos. Os veterinários relataram que Scooby não era bravo e não tentou morder os cuidadores.
A tutoria foi presa em flagrante, autuada por crime de maus-tratos e passará por audiência de custódia.
“Após receber denúncia anônima, uma equipe de policiais civis da DPMA foi ao local e constatou o estado de maus-tratos contra o cão, que não tinham acesso à água e comida e era mantido em ambiente anti-higiênico”, informou a delegacia em comunicado.
Scooby vai ficar sob o cuidados da APA, que está organizando doações para custear o tratamento no perfil do Instagram do abriga.
Abrigo pede por justiça
Coordenadora do abrigo Anjos da Proteção Animal (APA), Stefani Rodrigues pede ajuda para cuidar de Scooby e de outros animais resgatados.
“Nós precisamos de ajuda para poder alimentar. A gente precisa dar um mínimo de dignidade para esses bichinhos. A gente espera o apoio de todos vocês, porque o que pudermos fazer por eles e a gente abraçar, andar de mãos dadas com a justiça, é isso que vamos fazer”, diz.
Stefani pede por penas mais rigorosas para autores de crime de maus-tratos. “A gente quer cadeia para quem maltratar animais. A gente quer punição, a gente quer leis que realmente prendam e deixem o marginal, criminoso preso, e não sair pela porta da frente da delegacia ou de um presídio”, afirma.