O distrito de Itatiaia, localizado no município de Ouro Branco (MG), será o foco do projeto “Mobilizados pelo Patrimônio – Educação Patrimonial”. A iniciativa foi aprovada no edital 01/2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e tem como objetivo promover ações de conscientização sobre a preservação do patrimônio cultural local.
O projeto é coordenado pela Fomentarte e conta com o apoio do Ministério da Cultura, da Prefeitura de Ouro Branco e da Associação Sociocultural Os Bem-Te-Vis. As atividades envolvem a valorização da memória histórica e arquitetônica da comunidade, que abriga construções tradicionais em adobe e pau-a-pique, além da Igreja Matriz de Santo Antônio, reconhecida como símbolo da arte barroca mineira.
A proposta inclui ações voltadas à educação patrimonial, mobilização comunitária e incentivo à denúncia de furtos e desaparecimentos de bens culturais. A população é convidada a colaborar com informações sobre peças desaparecidas do acervo histórico de Itatiaia. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos seguintes canais:
Mais informações estão disponíveis no site da Associação Os Bem-Te-Vis: