A Universidade Federal de Ouro Preto inaugura nesta quinta-feira (27), às 16h, o Espaço Cuidar: Amamentação e Brinquedoteca. O local foi criado para oferecer acolhimento, cuidado e apoio a mães, pais e responsáveis da comunidade acadêmica — uma iniciativa do Coletivo Andorinhas em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas, o DEMIN da UFOP.
Pensado para atender estudantes, técnicos e professores que conciliam a vida acadêmica com a parentalidade, o Espaço Cuidar é mais um passo importante nas políticas de permanência, inclusão e bem-estar dentro da universidade.
A professora Gabriela de Souza, do Departamento de Ciências Biológicas e coordenadora do Coletivo Andorinhas, destaca que a abertura do espaço marca um momento especial de celebração e diálogo sobre o cuidado e permanência na universidade.
Segundo ela, “o Espaço Cuidar nasce como um ambiente de apoio e acolhimento para mães, pais e responsáveis, fortalecendo nosso compromisso com uma universidade mais inclusiva, humana e sensível às diferentes necessidades de quem a integra.”
O novo ambiente contará com uma sala de amamentação e uma brinquedoteca, oferecendo mais conforto e segurança para crianças que acompanham seus responsáveis em atividades acadêmicas.
Como parte da estrutura inicial, o projeto está recebendo doações de brinquedos e livros infantis — novos ou usados, desde que estejam em bom estado.
Toda a comunidade acadêmica e a população de Ouro Preto estão convidados a participar da inauguração e apoiar a consolidação do espaço, que simboliza cuidado, pertencimento e transformação dentro da universidade pública.