UFOP realiza solenidades nos dias 25 e 26 de novembro e concede título de Doutor Honoris Causa a três personalidades

Programação inclui certificação de diretores, homenagens a servidores, inauguração de quadro de ex-reitora e entrega de honrarias a Ângelo Oswaldo, Macaé Evaristo e Nilmário Miranda

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realizará nos dias 25 e 26 de novembro uma série de solenidades acadêmicas, incluindo a outorga do título de Doutor Honoris Causa à ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, ao ex-ministro Nilmário Miranda e ao prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo. A distinção é a mais alta concedida pela instituição e reconhece contribuições ao desenvolvimento das Ciências, Artes e Cultura.

A programação terá início em 25 de novembro, às 13h, no Centro de Artes e Convenções, com a cerimônia de certificação da posse dos diretores das escolas e institutos: Escola de Medicina, Escola de Nutrição, Instituto de Ciências Humanas e Sociais e Instituto de Filosofia, Artes e Cultura.

Ainda no dia 25, às 18h30, ocorrerá a sessão solene do Conselho Universitário para entrega das Medalhas UFOP a servidores das unidades acadêmicas e administrativas. Serão homenageados Adriana Cristina Cardoso Rodrigues (Escola de Minas), Roneimar Rosa Valamiel (Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas), Rinaldo Cardoso dos Santos (Escola de Nutrição), e, in memoriam, Sílvia Maria de Paula Alves Rodrigues e Vicente de Paula Cândido (Pró-Reitoria de Planejamento e Administração).

No dia 26 de novembro, às 11h, na Reitoria, será inaugurado o quadro da professora Cláudia Aparecida Marliére de Lima na Galeria dos Antigos Reitores. Ela esteve à frente da gestão da Universidade entre 2017 e 2025.

Às 17h30 do mesmo dia, no Centro de Artes e Convenções, o Conselho Universitário realizará a sessão solene de outorga dos títulos de Doutor Honoris Causa. Receberão a honraria Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Macaé Maria Evaristo dos Santos e Nilmário Miranda, cujas trajetórias são marcadas por atuações na gestão pública, na cultura, na educação e na defesa dos direitos humanos.

A participação presencial estará condicionada à capacidade do espaço, e o evento contará com transmissão ao vivo.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.

Ouvindo...