A comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco, recebe o projeto de Intercâmbio Cultural e Artístico Travesia, promovido pela Universidade Católica de Valparaíso (Chile) em parceria com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP e a Diretoria de Relações Internacionais. Esta é a quinta edição do projeto em Minas Gerais, com foco na troca cultural com moradores, no registro de saberes tradicionais e na construção coletiva de uma estrutura na praça central do distrito.
A comitiva internacional é formada por 44 estudantes e professores dos cursos de Arquitetura e Design da PUC Chile, com participação de integrantes noruegueses, franceses e espanhóis. O grupo desenvolve atividades com moradores e conhece patrimônios culturais e ambientais de Itatiaia. O Travesia integra um conjunto de ações promovidas pela Escola de Arquitetura e Design da PUCV desde 1984, com propostas educativas realizadas de forma direta nos territórios visitados.
A coordenação local reúne moradores e representantes institucionais. Jéssica Dias, integrante da comissão de organização, afirma:
“O Projeto Travessia representa mais do que uma ação pontual. Simboliza a luta da comunidade por dignidade, reparação e fortalecimento coletivo. Como mulher negra, moradora de comunidade tradicional e advogada engajada na defesa dos direitos humanos e ambientais, participar e compreender esse processo me coloca diante de uma responsabilidade — a de garantir que as vozes do território sejam ouvidas, respeitadas e incluídas. A articulação para trazer o projeto envolveu moradores, empresários e representantes públicos na busca por recursos,” afirma.
Kelvin Adam, morador e articulador cultural, também destaca:
“A travessia é a construção de um espaço para as crianças e para a comunidade. É um fomento da interculturalidade de povos da América Latina, com seus fazeres, práticas, modos e costumes tradicionais. O movimento busca a decolonização e a compreensão das influências indígenas e negras africanas na comunidade. Nossos antepassados, avós e bisavós, não imaginariam que isso estaria acontecendo aqui.”
A programação reúne oficinas, visitas guiadas, rodas de conversa e encontros com mestres da comunidade. Entre as atividades previstas estão conversas com pedreiros tradicionais, audição de repique de sino, caminhadas, oficinas de percussão, construção em bambu, encontros com as erveiras, visitas ao Moinho de Pedra, amistoso entre a PUC Chile e o Itatiaia Futebol Clube, além de exposições e apresentações culturais.
O Travesia Itatiaia integra as ações de extensão e internacionalização do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFOP. A realização conta com apoio da Prefeitura de Ouro Branco, secretarias municipais, empresários, vereadores, associações comunitárias e moradores.
O intercâmbio teve início no dia 18 de novembro e segue até 28 de novembro, no distrito de Itatiaia, em Ouro Branco.