Ouvindo...

UFOP inicia processo eleitoral para representantes nos Conselhos Superiores

Candidaturas podem ser registradas até 1º de novembro e votação ocorre nos dias 10 e 11, com vagas para docentes, TAEs e estudantes em quatro conselhos da universidade

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) deu início ao processo de eleição para representantes dos Conselhos Superiores da instituição. O edital, divulgado pela Comissão Eleitoral, estabelece que as candidaturas podem ser registradas até 1º de novembro, por meio de formulário on-line. As votações ocorrerão nos dias 10 e 11 de novembro, com apuração realizada por meio do sistema eletrônico Helios Voting.

As vagas abertas contemplam docentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e estudantes de diferentes unidades acadêmicas. O processo irá preencher cargos nos seguintes órgãos colegiados: Conselho Universitário (Cuni), Conselho Superior de Graduação (Congrad), Conselho Superior de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep) e Conselho Superior de Extensão e Cultura (Conec).

No Cuni, há vagas destinadas a docentes das nove unidades acadêmicas da universidade e a servidores técnico-administrativos. Já o Congrad contará com oito vagas para TAEs e seis para discentes de graduação e pós-graduação. O Conpep disponibiliza sete vagas para docentes, sete para TAEs e quatro para estudantes. No Conec, as oportunidades abrangem docentes de 11 unidades, além de uma vaga para técnico-administrativo.

As representações docentes e técnico-administrativas terão mandato de dois anos, enquanto os representantes discentes exercerão o cargo por um ano. As candidaturas deferidas serão publicadas no site da UFOP em 4 de novembro, e as homologadas, no dia 7. O resultado parcial será divulgado em 12 de novembro, com prazo para recursos até o dia seguinte. O resultado final será publicado no dia 17 de novembro.

De acordo com o edital, a Comissão Eleitoral poderá instaurar processo administrativo em caso de irregularidades no processo. Mais informações estão disponíveis no site www.ufop.br.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.