A Universidade Federal de Ouro Preto, a UFOP, alcançou a nota máxima no Enamed, o exame nacional que avalia a formação dos estudantes de medicina. Com conceito 5, a UFOP se coloca entre as melhores faculdades de medicina do país e mostra a força do ensino público na região.
No total, o Enamed avaliou 351 cursos de medicina em todo o Brasil. Cerca de 30% deles tiveram desempenho considerado insatisfatório. Em Minas Gerais, todas as instituições que ficaram abaixo da média são particulares. Duas faculdades, a Unipac em Juiz de Fora e a Faseh em Vespasiano, receberam a nota mínima e podem ter o ingresso de novos alunos suspenso. Outras dez escolas privadas, situadas em cidades como Muriaé, Manhuaçu e Governador Valadares, tiraram conceito 2 e devem reduzir suas vagas.
As universidades federais mineiras mostraram o caminho oposto: além da UFOP, UFMG, UFV, UFU, UFJF e Unimontes também tiveram conceito máximo. O Ministério da Educação explica que as punições não são para “caçar bruxas”, mas para corrigir falhas e garantir um ensino de qualidade. As faculdades que foram mal avaliadas têm 30 dias para se defender e melhorar seus cursos antes das sanções.