A arte como resistência em tempos sombrios. É com essa proposta que o agrupamento Beira Bando lança em Ouro Preto o livro “Tempos Errantes: performances em casa para a criação de novos mundos”. O evento acontece no dia 23 de outubro, quinta-feira, no Espaço GLTA, no centro da cidade, das duas às seis da tarde. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.
Além do lançamento da obra, o público poderá participar de oficinas, performances, bate-papo com convidadas, café coletivo e ainda levar para casa um exemplar gratuito do livro — voltado especialmente para mulheres cis, trans e travestis.
A publicação é fruto da experiência de quatro artistas – Ana Carolina Abreu, Camila Vendramini, Tatiane Andrade e Vina Amorim . A artista Camila Vendramini dá mais detalhes:
“ O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, com acessibilidade em Libras, audiodescrição e assentos prioritários para pessoas idosas, gestantes e com obesidade. Este livro nasce da força de quatro artistas de Ouro Preto que, em tempos difíceis, escolheram bordar novos caminhos com a arte e a resistência. Vem com a gente plantar, brincar, dançar, performar, gritar, errar e imaginar outros mundos possíveis. Esse projeto tem o apoio da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.”
A publicação reúne textos, imagens e provocações artísticas que nasceram durante o isolamento social, celebrando o poder transformador da arte mesmo em meio às crises. O livro traz um manual de (des)instruções, com propostas para colorir, recortar, dobrar, colar e brincar com a criação, convidando o público a interagir com a obra de forma livre e criativa.
O lançamento de “Tempos Errantes” é mais do que um encontro com a literatura — é um convite à liberdade criativa e à construção de novos mundos possíveis.