República estudantil de Ouro Preto se pronuncia após denúncia de maus-tratos animais

Moradores da República Canaan afirmam que cães recebem cuidados diários e esclarecem que saídas à rua não ocorrem por negligência.

Após a publicação da matéria que aponta o possível abandono dos cães da República Canaan, na última sexta-feira (9), foi encaminhada a seguinte nota à reportagem com o pronunciamento dos moradores sobre a situação relatada.

“A República Canaan vem a público esclarecer informações divulgadas recentemente sobre uma suposta situação de maus-tratos envolvendo os cachorros da casa.

Jorginho e Berenice não estão abandonados ou sofrendo maus tratos. Eles possuem alimentação regular, abrigo e cuidados diários. Mesmo durante períodos de recesso universitário, a república não fica desassistida, havendo responsáveis que garantem a continuidade dos cuidados necessários.

As aparições dos cachorros na rua acontecem apesar das tentativas constantes de mantê-los dentro do espaço, já que são cães que fogem pulando muros, janelas ou por aberturas. Isso não decorre de negligência, mas de uma situação que é monitorada e enfrentada continuamente pelos moradores.

Reforçamos nosso compromisso com o bem-estar dos animais e nos colocamos à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos. Ressaltamos ainda a importância de que denúncias dessa natureza sejam apuradas com responsabilidade, evitando julgamentos precipitados que possam gerar desinformação e danos à reputação de pessoas e instituições.”

Casos de maus-tratos devem ser comunicados à Polícia Militar pelo número 190 ou o Disque-Denúncia, no número 181.

Leia também

Sabrine Varjão é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Natural de São Paulo (SP), se apaixonou pela comunicação na Região dos Inconfidentes. Suas principais áreas de interesse são política, cultura e esportes.

Ouvindo...