Ouvindo...

Prefeitura de Ouro Preto alerta para tentativas de golpe em nome do Procon e da Receita Municipal

Criminosos utilizam identidade visual de órgãos municipais para aplicar golpes em moradores de Ouro Preto

Silhouette of man in hood with phone

A Prefeitura de Ouro Preto emitiu um alerta à população sobre golpes envolvendo o uso indevido do nome e da identidade visual de órgãos municipais. De acordo com a administração, criminosos têm se passado por representantes do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e do Setor de Tributos Mobiliários para obter informações pessoais e enganar usuários dos serviços.

No caso do Procon, os golpistas utilizam a logomarca do órgão em perfis de WhatsApp e enviam mensagens às vítimas solicitando dados e documentos. O município esclarece que o atendimento do Procon não é realizado por aplicativos de mensagens e que não há solicitação de informações por ligações ou mensagens eletrônicas.

Já em relação ao Setor de Tributos Mobiliários, vinculado à Secretaria Municipal de Fazenda, as tentativas de fraude chegam por e-mail. Os criminosos enviam comunicados falsos sobre uma suposta descontinuidade do sistema, informação que não corresponde à realidade.

Para evitar prejuízos, a Prefeitura orienta que os cidadãos desconfiem de contatos suspeitos e busquem sempre confirmar a veracidade das informações diretamente com os canais oficiais dos órgãos. Denúncias relacionadas ao Procon podem ser feitas pelos e-mails procon@ouropreto.mg.gov.br ou proconcachoeira@ouropreto.mg.gov.br, além do atendimento presencial nas unidades de Ouro Preto e Cachoeira do Campo.

O Setor de Tributos Mobiliários também disponibiliza atendimento para esclarecer dúvidas pelos telefones (31) 3559-3262 (WhatsApp) e (31) 3552-3116.

Os endereços de atendimento seguem os oficiais: o Procon Ouro Preto está localizado na Rua Diogo de Vasconcelos, nº 25-A, bairro Pilar, e o Procon Cachoeira do Campo, na Avenida Pedro Aleixo, s/n, Centro. Já a Receita Municipal funciona na Rua Padre José Marcos Pena, nº 64, Centro, próximo à Igreja de São José.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.