Nova caneta reutilizável para insulina já está disponível em Mariana

Dispositivo fornecido pelo Ministério da Saúde substitui as canetas descartáveis e pode ser retirado em unidades de farmácia do município

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a disponibilidade da nova caneta reutilizável para aplicação das insulinas NPH e Regular. O dispositivo, fornecido pelo Ministério da Saúde, substitui as canetas descartáveis utilizadas anteriormente pelos pacientes em tratamento com insulina.

Segundo a administração municipal, a nova caneta possui validade de três anos e foi desenvolvida para proporcionar maior precisão na dosagem e facilitar o manuseio diário pelos usuários. Para a retirada do equipamento, é necessário apresentar documento de identificação com foto e prescrição médica atualizada que comprove a indicação do uso de insulina.

As retiradas podem ser feitas nas seguintes unidades de farmácia:

-Farmácia Central: das 8h às 16h30

-Farmácia Previne: das 8h às 16h30

-Farmácia Cabanas: das 8h às 20h

-Farmácia da UBS Passagem: das 8h às 15h30

Após a retirada, os pacientes receberão orientações das equipes de saúde sobre o uso correto da caneta. O processo de aplicação consiste em inserir o refil de insulina no dispositivo, acoplar uma agulha descartável, ajustar a dose prescrita e realizar a aplicação conforme instrução profissional.

A Prefeitura também reforça a importância do descarte seguro da agulha utilizada, bem como do armazenamento adequado da caneta entre os usos.

Em caso de dúvidas, os usuários devem procurar a unidade de saúde onde fazem acompanhamento regular para receber as orientações necessárias sobre o uso do novo equipamento.

Ouvindo...