Ouvindo...

Nova campanha marianense ajuda mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha

Ação do Outubro Rosa arrecada roupas e acessórios, reforçando o resgate da autoestima e o combate à violência de gênero na cidade

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Segurança Pública, lançou a campanha “Arara da Autoestima”, que tem como objetivo arrecadar roupas, sapatos, bolsas e acessórios para mulheres atendidas pela Patrulha Maria da Penha. A iniciativa faz parte das ações do Outubro Rosa e segue até o dia 17 de outubro, reforçando a importância da solidariedade e do cuidado com quem enfrenta situações de vulnerabilidade. As doações podem ser entregues na sede da Secretaria de Segurança Pública, localizada na Praça Gomes Freire, nº 222.

Mais do que uma simples campanha de arrecadação, a “Arara da Autoestima” busca estimular o resgate da confiança e da autoestima das mulheres assistidas, oferecendo um gesto de carinho que simboliza novos começos. A ação se soma aos esforços de Mariana, que se consolida como uma das referências no enfrentamento à violência de gênero em Minas Gerais,

O programa Patrulha Maria da Penha, responsável pelo acompanhamento das mulheres em situação de violência doméstica, atua de forma integrada com diversas instituições da Rede de Justiça de Mariana, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Ministério Público, Poder Judiciário e Defensoria Pública.

O trabalho da patrulha inclui monitoramento diário das vítimas e o uso do Botão do Pânico em casos de alto risco, garantindo resposta rápida diante de qualquer ameaça. O principal objetivo é romper o ciclo da violência, oferecendo dignidade, segurança e novas possibilidades de reconstrução de vida às mulheres atendidas.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.