Ouvindo...

Mariana oficializa adesão ao programa “Mais Professores” e anuncia mudanças na contratação docente

Município aplicará prova nacional em 2025 e convocará novos docentes no segundo semestre para ampliar quadro da rede municipal

A Prefeitura de Mariana publicou nesta segunda-feira (23) o decreto que formaliza a adesão do município ao programa Mais Professores, que é uma iniciativa do Governo Federal voltada à formação e contratação de docentes para a educação básica.

A partir da adesão, o município adotará novas diretrizes para a seleção de professores da rede municipal. Ainda em 2025, será aplicada a Prova Nacional Docente, que funcionará como etapa de seleção para contratações a partir de 2026. Os profissionais serão convocados com base na classificação obtida na avaliação. O secretário de educação do município dá mais detalhes sobre o decreto.

“Ao aderir ao Programa Mais Professores, ainda este ano, vamos realizar uma parceria com o governo federal para aplicar a Prova Nacional Docente, que será um processo seletivo para a contratação de professores a partir de 2026.”

A prefeitura também anunciou a convocação de novos profissionais no segundo semestre deste ano, com o objetivo de ampliar o quadro da rede municipal de ensino. O prefeito Juliano Duarte falou sobre o projeto

“No segundo semestre, iremos chamar mais professores para efetivar na nossa rede. A Secretaria de Educação está fazendo o levantamento da necessidade de efetivação e, por meio do Programa Mais Professores, vamos realizar o processo seletivo. A tendência é que, no ano que vem, a prefeitura não realize mais designações, e sim utilize a listagem dos aprovados na Prova Nacional Docente, conforme previsto no decreto recém-publicado no Diário Oficial.”

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.