Ouvindo...

Mariana divulga edital para eleição de representantes no Conselho LGBTQIAP+

Processo vai escolher representantes da sociedade civil para o biênio 2025-2027

Bandeira LGBTQIA+

A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Departamento de Promoção e Defesa da Diversidade, divulgou edital para a eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos LGBTQIAP+ para o biênio 2025-2027.

Serão escolhidos quatro representantes titulares e quatro suplentes. Todas as pessoas que se candidatarem e quiserem votar devem assinar a declaração de autodeclaração LGBTQIAP+.

O advogado e coordenador de Direitos Humanos da Prefeitura de Mariana, Saulo Camello, explicou o processo:

“Quem quiser se candidatar a conselheiro ou conselheira deve procurar a Casa dos Conselhos, anexa à quadra do Rosário, em Mariana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar um e-mail para secretariaexecutiva.conselhos@yahoo.com.br. Para votar, basta participar do fórum, chegar às 8h da manhã e se credenciar como delegado, apresentando os documentos de identificação e assinando uma autodeclaração. Tanto para ser votado quanto para votar, é necessário pertencer à comunidade LGBTQIAP+. O Conselho é o espaço onde a comunidade ajuda a construir políticas públicas e fiscalizar as ações do município.”

A eleição ocorrerá no Fórum Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAP+, no dia 28 de agosto, no Centro de Convenções, das 8h às 17h.

A ficha de inscrição, o edital completo e a declaração de autodeclaração estão disponíveis no site da Prefeitura.

As inscrições, seguindo orientações do edital até esta segunda-feira, dia 18 de agosto.

Leia também

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.