Ouvindo...

Itabirito institui Plano Municipal de Mobilidade Urbana

Plano de Mobilidade Urbana de Itabirito prevê integração de transportes, incentivo ao uso de bicicletas e calçadas acessíveis.

Foi sancionada a Lei nº 4.305/2025, que cria o Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Itabirito (PlanMob ITA 2025). O objetivo é integrar os modos de transporte, priorizar o transporte público e não motorizado e garantir acessibilidade universal, em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012).

O plano estabelece medidas como a priorização do transporte público coletivo sobre o individual, incentivo à caminhada e ao ciclismo com implantação de ciclovias e calçadas acessíveis, integração entre áreas urbana e rural para fortalecimento socioeconômico e garantia de acessibilidade para pessoas com deficiência. Também prevê gestão democrática, com a criação do Conselho Municipal de Mobilidade para fiscalização e participação popular.

Entre as ações previstas estão a modernização do sistema de transporte coletivo, com integração tarifária, bilhetagem eletrônica e veículos acessíveis. Está prevista ainda a expansão da malha cicloviária, com a construção da Ciclovia da Avenida Queiróz Júnior (2,9 km) e da Avenida José Farid Rahme (5,8 km). O plano inclui melhorias no sistema viário, como sinalização inteligente, faixas exclusivas para ônibus e adequação de vias para pedestres. O controle de estacionamentos será feito com rotativo digital e restrições a veículos pesados no centro.

O PlanMob ITA 2025 será revisado a cada cinco anos, com avaliações intermediárias. A execução das políticas será acompanhada pelo Conselho Municipal de Mobilidade.

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.