Ouvindo...

Galeria Beatriz Brandão inclui 11 novos autores da Região dos Inconfidentes

Cerimônia ocorreu na Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto e integrou programação do bicentenário de Bernardo Guimarães

A Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto incluiu, na última semana, 11 novos nomes na Galeria de Escritores Beatriz Brandão. O grupo reúne autores com produção literária ligada à região e passa a contar com Alex Bohrer, Brisa Coelho, Deolinda, Francelina Drummond, Guiomar de Grammont, Júnior Ricardo Guimarães, Maristela Moreira de Carvalho, Otávio Machado, Simone Andrade, Terezinha Lobo e Valdete Braga.

Quatro dos homenageados têm trajetória ligada à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A professora Guiomar de Grammont, do Departamento de Filosofia, é autora de obras de ensaio, conto, romance e poesia, além de idealizadora do Fórum das Letras. Alex Bohrer é historiador, professor do Instituto Federal de Minas Gerais e autor de livros sobre arte, patrimônio e história local. Maristela Moreira de Carvalho atuou por décadas na Secretaria Municipal de Educação, coordenou o Polo UAB em Ouro Preto e publicou títulos voltados à história e cultura da cidade. Otávio Machado, formado em História, produz trabalhos sobre patrimônio cultural e memória das repúblicas estudantis.

Valdete Braga, também homenageada, é cronista e colunista de jornais da região, autora de sete livros ambientados em Ouro Preto.

A cerimônia fez parte das comemorações dos 200 anos de nascimento de Bernardo Guimarães (1825–1884), escritor ouro-pretano e patrono nº 5 da Academia Brasileira de Letras. O evento incluiu a leitura dramática do conto “A Cabeça de Tiradentes” e a abertura da exposição “Poesia de Contato: Do Contato pras Ruas”, do escritor Jr. Poeta Marginal.

A Galeria de Escritores Beatriz Brandão homenageia a poetisa, tradutora e educadora nascida em Ouro Preto em 1779. O espaço busca registrar a produção literária de autores da região e incentivar novas produções. Desde a criação, já incorporou escritores de diferentes gêneros e períodos.

A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Ouro Preto, com participação das secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo.

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.