De acordo com o Governo de Minas, a concessão do lote rodoviário Ouro Preto–Mariana está prevista para ser assinada em janeiro de 2026. O pacote reúne 76,7 km de duplicações, 40,66 km de trechos com terceira faixa e acostamento em todo o percurso.
O projeto inclui o contorno viário do distrito de Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, com 7,3 km em pistas duplas, e a implantação de uma área de escape na Serra da Santa, em Itabirito. As intervenções integram a reestruturação da BR-356 no trecho que conecta Belo Horizonte a Ouro Preto e segue para municípios da região central do estado.
A concessão faz parte do lote de 190,1 km da BR-356, MG-329 e MG-262, vencido pelo Consórcio Rota da Liberdade em leilão realizado na B3. Liderado pela Construtora Metropolitana, o grupo ofereceu deságio de 13,2% sobre a contraprestação máxima prevista. O contrato terá duração de 30 anos.
O consórcio será responsável pela gestão, manutenção e execução das obras nos trechos que passam por 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca. O plano de investimentos soma cerca de R$ 5 bilhões, incluindo R$ 2 bilhões provenientes do acordo de reparação do Rio Doce.
Entre as estruturas previstas no Programa Via Liberdade estão um ponto de parada e descanso para caminhoneiros em Amarantina, um Centro de Controle Operacional e três bases de serviços operacionais.
Após a assinatura do contrato, a concessionária terá entre 30 e 60 dias para iniciar a operação e formalizar o cronograma das obras.
As obras de duplicação, implantação de terceiras faixas e construção do contorno de Cachoeira do Campo compõem o eixo central da intervenção, que busca melhorar o fluxo de tráfego, reduzir acidentes e reorganizar a circulação entre Belo Horizonte, Ouro Preto e Mariana, além de atender ao movimento regional em direção à Zona da Mata.