A comunidade de São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, realiza em agosto a tradicional festa em honra a São Bartolomeu e ao Divino Espírito Santo. O evento conta com atividades religiosas, culturais e musicais entre os dias 13 e 24.
Mary Justus , uma das organizadoras do evento, destaca a importância da festa para a cultura da comunidade:
“A festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, em Ouro Preto, une fé, devoção e tradição desde o Ciclo do Ouro, no século XVIII. Originada com a chegada dos portugueses, a celebração ganhou identidade própria na comunidade de São Bartolomeu. Todos os anos, moradores e voluntários formam uma comissão para organizar o evento, com apoio de empresas e da Prefeitura. A união da comunidade mantém viva a tradição, considerada uma das mais importantes de Minas Gerais.”
A programação teve início com a novena preparatória, realizada de 13 a 21 de agosto, acompanhada de leilões organizados pela comunidade. No último dia da novena, o Terço dos Homens integra as celebrações.
No dia 22, a agenda começa com a exibição do documentário Dez anos de Registro da Celebração do Divino Espírito Santo em São Bartolomeu como Patrimônio Imaterial, às 18h, no adro da Igreja Matriz. Às 19h, ocorre celebração em louvor ao Divino Espírito Santo, seguida da Procissão da Bandeira de São Bartolomeu e do levantamento do mastro.
No dia 23, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chega às 17h, seguida de terço e ofício. A celebração em louvor a São Bartolomeu acontece às 19h, e a Procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo, com levantamento do mastro, está prevista para às 20h.
O dia 24 concentra a maior parte da programação, com alvorada, celebrações, cortejo do Imperador e Rainha, missa, procissão e apresentações culturais.
A festa também terá apresentações musicais nos três dias, com artistas locais e regionais, incluindo Benn Correia, Paola Maria, Adriano Fernandes, Bloco Show, Banda ABAHDÁ, Guilherme Ceccarelli, Léo Castro, Hamilton e Banda, DJ Viviane Barcellos, Free Birds e Bruno Rosa.
Os festejos contam com a participação de Thuani Augusto de Oliveira, escolhido como Imperador, e Nikolly Rillary Guedes dos Anjos, nomeada Rainha.