A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) promove nesta sexta-feira (24), mais uma edição do projeto Sextas Abertas. O evento, gratuito e aberto à comunidade, será realizado no Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP e na Praça Antônio Dias, com atividades formativas e apresentações musicais ao longo do dia.
A programação inclui oficinas, intervenções culturais e experiências voltadas à formação e à experimentação artística. No encerramento, duas apresentações musicais ocupam o palco montado na Praça Antônio Dias. Às 20h, a cantora e compositora Augusta Barna apresenta o espetáculo Na Miúda. Em seguida, às 21h, o grupo Samba com Dendê encerra a noite com repertório de samba e outros ritmos tradicionais da música brasileira.
Natural de Contagem (MG), Augusta Barna é cantora, compositora e atriz formada pelo CEFART – Palácio das Artes. Aos 22 anos, já lançou dois álbuns de estúdio e participou de eventos com artistas como Gilberto Gil, Criolo, Marina Sena, Hermeto Pascoal, Gloria Groove e Nação Zumbi. Também se apresentou no Jamboree Jazz, em Barcelona. O repertório de Na Miúda reúne canções autorais e composições contemporâneas da nova cena musical mineira.
O grupo Samba com Dendê é formado por Bela Gomes (voz), Danilo Campos (violão), Diovane Inácio (percussão) e Kastora dos Anjos (multi-instrumentista). Criado em 2024, o grupo trabalha com fusões entre samba, coco, capoeira, ijexá, samba de roda e toques de terreiro. O repertório inclui releituras de clássicos e busca o envolvimento do público nas apresentações.
O Sextas Abertas – Edição 2025 é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A realização é da FAOP, em parceria com o Instituto Território Criativo, a IRENI – Inteligência em Eventos, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e o Governo de Minas Gerais.