Ouvindo...

FAOP promove programação especial e celebra 50 anos da Galeria Nello Nuno

Programação reúne obras que abordam sertão, afro-mineiridade e brasilidades até setembro em Ouro Preto

Durante todo o mês de agosto, Minas Gerais se transforma em um grande palco de manifestações culturais com a campanha Agosto das Artes. Mais do que uma agenda de eventos, o projeto propõe um movimento coletivo em defesa da arte como força transformadora, celebrando a diversidade artística, a identidade mineira e o talento de criadores locais.

A iniciativa mobiliza municípios de todas as regiões do estado com oficinas, exposições, apresentações artísticas, rodas de conversa e ações educativas em escolas e comunidades. O ponto alto da programação ocorre em 12 de agosto, Dia Nacional das Artes, com uma grande mobilização cultural.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) participa ativamente do Agosto das Artes com uma programação que integra memória, patrimônio e expressão artística. Um dos marcos é a celebração do cinquentenário da Galeria de Arte Nello Nuno, inaugurada em 12 de agosto de 1975. Para marcar a data, será realizada a palestra “Ouro Preto, os artistas e a Faop: um olhar possível”, ministrada pela professora Gabriela Rangel, no dia 20 de agosto às 15h.

A galeria sedia, de 1º de agosto a 20 de setembro, três mostras que revelam diferentes olhares sobre o Brasil e suas expressões culturais:

  • “Sertões” – Riciere Teixeira: Pinturas inspiradas em Guimarães Rosa e Belchior, com uma abordagem simbólica e afetiva sobre o sertão.
  • “Uma Celebração à Afro-Mineiridade” – Aline coStela: Obras que celebram ancestralidade e espiritualidade das mulheres negras.
  • “Brasilidades” – Gabriela Luiza: Aquarelas que exaltam símbolos e cenas do cotidiano brasileiro como formas de resistência cultural.

Leia também

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.