O Teatro de Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, recebe no sábado (5) o espetáculo “Uiraçu”, da Companhia Candongas. A apresentação é gratuita, com ingressos disponíveis no Sympla.
O espetáculo acontece no formato de jogo teatral, em que o público assume funções dentro da encenação e interfere nos rumos da história. Os espectadores são divididos em grupos chamados de galinhas, lobos e águias. Durante a apresentação, podem acusar ou defender personagens e votar em decisões que alteram o andamento da peça. Segundo a companhia, a dinâmica se baseia no jogo “polícia, vítima e assassino”, em que os lobos tentam prender as águias, as águias podem transformar galinhas em outras águias e as galinhas podem retirar o poder dos lobos.
O gestor da companhia, Gustavo Bartolozzi, explica como os personagens foram criados:
“Para construir os personagens do espetáculo, nós fizemos uma pesquisa com arquétipos de revolucionários brasileiros. Então, contamos com Zuzu Angel, Maria Felipa, João Cândido, Dadá, Sepé Tiaraju, Profeta Gentileza, Luzia Pinta, Kid Sabará. Essa construção de personagens, eles se encontram, se relacionam. Entre os revolucionários do espetáculo tem um traidor. E o espetáculo é um julgamento, no qual o público pode contribuir para o final do espetáculo, para saber quem é o traidor, quem deve ser libertado ou não, ou se todo mundo não pode ser libertado.”
A dramaturgia foi construída a partir de registros da Conjuração Mineira, especialmente da reunião em que os conjurados ouviram a primeira sentença enviada pela Coroa Portuguesa. O enredo aborda a repressão colonial, as reações dos réus e os desdobramentos das condenações.
A direção é de Paulo Flores, fundador do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, com elenco formado por Carolina Cândido, Chica Reis, Gustavo Bartolozzi, Rogério Gomes e Wesley Simões. O texto foi desenvolvido pelo Núcleo de Dramaturgia da Candongas, com orientação de Anderson Feliciano.
Após garantir o ingresso, o participante deve acessar o site
O projeto foi viabilizado por emenda parlamentar, no âmbito do Termo de Fomento 943419/2023, firmado com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), e conta com apoio do Departamento de Artes Cênicas e do Centro de Artes e Convenções da UFOP. Além de Ouro Preto, Uiraçu será apresentado em Diamantina e no Rio de Janeiro.