A partir desta semana, o plenário da Câmara Municipal de Ouro Preto passa a contar com um sistema eletrônico de votação, semelhante ao utilizado pelo Senado Federal e por outras casas legislativas do país.
O novo painel permite registrar votos de forma digital e imediata, além de disponibilizar informações sobre presença dos vereadores, ordem do dia e resultados das deliberações em tempo real.
Segundo o presidente da Câmara, vereador Vantuir, a medida representa um avanço tecnológico e ambiental. Com a digitalização dos processos, a expectativa é de reduzir o consumo de papel, em sintonia com o programa “Câmara Recicla”. O presidente da câmara explica sobre o viés ecológico da inovação.
“O sistema que está sendo implantado aqui é o mesmo modelo utilizado pelo Senado Federal. Estamos avançando na questão da tecnologia e, mais do que isso, respeitando o meio ambiente. Vamos reduzir em até 99% o uso de papel, já que as pautas passam a ser totalmente digitais”, afirmou o presidente.
O investimento no novo sistema gira em torno de R$ 430 mil, fora a modernização do plenário. Além de agilizar o andamento das reuniões, a novidade deve tornar os trabalhos mais dinâmicos e acessíveis à sociedade.
“Trocamos o mobiliário e toda a estrutura para oferecer mais conforto aos colegas vereadores e à população. São investimentos de recursos públicos destinados à modernização do sistema e ao atendimento da população. O plenário ficou mais amplo e adequado para audiências públicas e reuniões”, disse Vantuir.
O vereador Alex Brito reforçou ainda o convite para que a comunidade participe mais ativamente das sessões.
“Quero mandar um recado para os ouro-pretanos que estão em casa: venham à Câmara, participem das reuniões, das audiências públicas. A cobrança da população é grande, mas a participação ainda é pequena. Temos reuniões às terças-feiras, às 16h30, e às quintas-feiras, às 9h. Venham conhecer o novo sistema e reivindicar suas demandas na casa do povo”, afirmou.
Por fim, o vereador Renato Zoroastro, cita mais benefícios do novo sistema.
Um dos principais questionamentos era a demora das reuniões. Com o painel eletrônico, vamos dar mais celeridade, o que permite discutir outros assuntos importantes. Tenho certeza de que nossas reuniões ficarão mais produtivas. A inovação tecnológica se integra a uma casa secular que guarda as características culturais da nossa cidade e agora conta com um equipamento que vai auxiliar bastante os trabalhos”, avaliou.