Café com a Imprensa apresenta Fórum Regional de Diversificação Econômica em Ouro Preto

Evento reunirá poder público, iniciativa privada e especialistas para debater novos caminhos para o desenvolvimento da Região dos Inconfidentes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto promoveu, na manhã desta quarta-feira (21), um Café com a Imprensa na sede da ACEOP, com o objetivo de apresentar e divulgar o Fórum Regional de Diversificação Econômica – 1ª edição em Ouro Preto.

O evento será realizado nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, quinta e sexta-feira da próxima semana, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, reunindo representantes do poder público, iniciativa privada, instituições de fomento, especialistas e lideranças regionais.

A programação do Fórum contempla palestras, oficinas, apresentações técnicas e debates, com foco na construção de propostas concretas para o desenvolvimento econômico de Ouro Preto e da Região dos Inconfidentes, a partir de uma visão integrada e sustentável.

A iniciativa parte do reconhecimento da urgente necessidade de ruptura com a histórico dependência da mineração, um modelo econômico que remonta ao século XVIII, com origem no Ciclo do Ouro, e que ainda exerce forte influência sobre a organização produtiva da região. As transformações recentes nos padrões de consumo, nas relações de trabalho e nas formas de empreender têm provocado impactos diretos na geração de emprego e renda, reforçando a necessidade de diversificação das economias locais.

Durante o encontro com os jornalistas, o presidente do Instituto Fórum, Amarildo Pereira, destacou que o Fórum vai além de um evento pontual.

“O Instituto Fórum foi criado a partir do projeto Fórum de Diversificação Econômica. Chegamos à conclusão de que era necessário criar uma instituição para dar continuidade a esse trabalho, porque ele não é um evento, é um projeto. Já estamos no quinto ano, e hoje realizamos fóruns locais nos territórios, respeitando as realidades regionais. Em 2026, abrimos o calendário em Ouro Preto, em parceria com a prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a Associação Comercial, a CDL e diversas instituições e empresas. A mineração dá uma safra só, e precisamos pensar no futuro dos territórios”, afirmou.

Amarildo ressaltou ainda que o Fórum busca trazer especialistas para dialogar diretamente com a realidade local, estimulando a construção coletiva de soluções e projetos a partir das demandas do próprio território.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto, Felipe Guerra, reforçou a importância da articulação regional e da atuação integrada entre os setores público e privado.

“É um evento muito importante. Não existe diversificação econômica de maneira isolada. Trabalhamos em conjunto com a Região dos Inconfidentes e do Alto Paraopeba, com apoio do Sebrae e do Governo do Estado. O Fórum é uma ação para unificar políticas públicas, alinhar boas práticas econômicas ao desenvolvimento social e aproximar o empresariado do poder público. Teremos instituições como Invest Minas, BDMG, além de palestras e capacitações. É um grande momento de discussão para o futuro da nossa região”, destacou.

O Fórum Regional de Diversificação Econômica se consolida como um espaço estratégico de diálogo, planejamento e construção de caminhos para um modelo de desenvolvimento mais resiliente, inovador e sustentável para Ouro Preto e municípios do entorno.

Leia também

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.

Ouvindo...