Ouvindo...

MPF realizará audiência pública sobre repúblicas federais da UFOP em junho

Evento será no Centro de Convenções da universidade; modelo de gestão das moradias é alvo de questionamentos da Procuradoria da República

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República em Minas Gerais, vai realizar no dia 9 de junho uma audiência pública sobre as repúblicas federais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O encontro está previsto para as 14h, no Teatro Ouro Preto, localizado no Centro de Convenções da universidade.

A UFOP confirmou que cedeu o espaço e está oferecendo suporte tecnológico para a transmissão do evento, mas informou que não é responsável pela organização ou condução da audiência.

A universidade também esclareceu que o evento foi solicitado pela Procuradoria da República, mas que não há confirmação sobre a participação de um juiz ou de que a audiência pública terá caráter decisório. Segundo a instituição, o magistrado que acompanha o caso está ciente da realização da audiência, mas não há definição sobre sua presença ou envolvimento direto.

O modelo de gestão das repúblicas federais tem sido alvo de questionamentos do MPF. Entre os pontos em debate está a forma de admissão dos moradores, com discussões sobre a adoção de critérios exclusivamente socioeconômicos. A UFOP afirma que, até o momento, não há qualquer direcionamento efetivo sobre mudanças nesse sentido.

A Reitoria informou que o tema tem sido tratado com frequência nas comunicações da Procuradoria. No último dia 20, durante a abertura do V Fórum de Assistência Estudantil, o reitor da UFOP mencionou os questionamentos do MPF, relacionando-os com a pauta do evento.

Atualmente, a UFOP oferece moradia estudantil em três formatos: repúblicas federais, apartamentos e residências universitárias. A administração da universidade informou que já havia a intenção de revisar os parâmetros e processos das moradias, independentemente da audiência pública.