Ouvindo...

Brigada 1 abre processo seletivo para voluntários em combate a incêndios florestais

Seleção oferece 120 vagas em diversos núcleos do estado e reforça atuação comunitária e ambiental da associação

Estão abertas, até o dia 11 de julho de 2025, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da Associação Brigada 1. A organização atua de forma voluntária na prevenção e combate a incêndios florestais, e está recrutando novos integrantes para compor sua equipe em diversos núcleos de Minas Gerais.

Ao todo, serão disponibilizadas 120 vagas, distribuídas entre os núcleos de Belo Horizonte, Mateus Leme/Pará de Minas/Pequi, Montes Claros, Ouro Preto, São João Del-Rei e Serro, este último dentro do território do Mosaico Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral.

O processo seletivo busca candidatos com idade mínima de 18 anos, dispostos a atuar de forma voluntária em diferentes frentes da associação. Além das atividades operacionais no combate ao fogo, a Brigada 1 também procura pessoas com experiência e interesse nas áreas de educação ambiental, comunicação, escrita de projetos, captação de recursos, artes gráficas, apoio contábil e jurídico.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio do site oficial da Brigada 1 www.brigada1.org.br, onde também está disponível o edital com todas as informações sobre o processo seletivo.

A Brigada 1 é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como missão proteger o Cerrado e a Mata Atlântica, especialmente nas regiões de transição entre biomas. A entidade se destaca pela atuação técnica, comunitária e educativa, envolvendo brigadistas, moradores locais e parceiros institucionais na construção de uma cultura de convivência com o fogo, aliando saberes populares e científicos.

Por meio da formação de brigadas comunitárias e capacitações contínuas, a Brigada 1 já realizou centenas de atendimentos em ocorrências de incêndios florestais e ações preventivas em áreas de preservação ambiental, quilombolas, indígenas e rurais. A associação também participa de fóruns, redes e grupos de trabalho que debatem políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e à gestão do fogo.

Autora: Laira Ferreira

‎Laira Ferreira é estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e estagiária na Rádio Itatiaia Ouro Preto.