Ouvindo...

Governo de Minas lança programa para incentivar jovens na agricultura familiar

Iniciativa busca promover a sucessão rural e oferecer capacitação para fortalecer a permanência dos jovens no campo.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lançou nesta segunda-feira (4/11) o programa Futuro no Campo. A iniciativa foi apresentada com a participação do governador em exercício, Professor Mateus, e de jovens rurais de diversos municípios do estado.

O programa procura estimular a permanência dos jovens no meio rural e apoiar a sucessão na agricultura familiar, um fator relevante para a continuidade das atividades agrícolas no estado e para a produção de alimentos. A iniciativa busca enfrentar os desafios decorrentes do envelhecimento populacional no campo e das dificuldades econômicas enfrentadas por pequenos agricultores.

O governador em exercício destacou que as dificuldades para manter as famílias no campo têm afastado os filhos dos pequenos produtores rurais. Com o Futuro no Campo, o objetivo é promover o desenvolvimento econômico, social e educacional nas áreas rurais de Minas Gerais, incentivando a geração de renda, a melhoria da qualidade de vida e a sucessão nas propriedades familiares.

O professor Mateus falou também sobre a importância sobre a iniciativa.

“A gente tem uma dificuldade histórica em Minas Gerais de garantir que os proprietários de pequenos módulos rurais, que os possuidores de pequenas propriedades, fiquem na terra por conta da dificuldade de sustentar suas famílias a partir dessa produção. O que estamos promovendo com o Futuro no Campo é a garantia da capacitação técnica dessas famílias e desses jovens, para que eles não só tenham condições de ficar, mas possam fazer isso em condições de dignidade.”

O programa oferece capacitação em áreas como gestão de empreendimentos, cooperativismo, comercialização e inclusão digital, com o intuito de fortalecer a permanência dos jovens no campo. Os cursos serão oferecidos em formato híbrido, com aulas presenciais e virtuais, visando maior flexibilidade e alcance. Além disso, os jovens selecionados terão acompanhamento técnico mensal da Emater-MG ao longo do processo.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Felipe Hanson, natural de São José dos Campos e se aventurando como estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, no momento, Estagiário na Itatiaia Ouro Preto.