Ouvindo...

Casos de pneumonia registram crescimento em Ouro Preto

Aumento significativo registrado entre julho de 2023 e junho de 2024

Foto: Agência Brasil

Com a chegada do inverno, o clima seco e as temperaturas mais baixas fazem com que as residências fiquem mais fechadas, contribuindo para o aumento das chamadas “doenças de inverno”.

Nos últimos três anos, Belo Horizonte tem registrado um aumento nos diagnósticos de pneumonia. Esta infecção, que inflama os alvéolos pulmonares, pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos.

Nos primeiros quatro meses de 2024, a capital mineira contabilizou mais de 1.300 internações e 205 óbitos devido à pneumonia, e esses números podem crescer.

Aqui na Região dos Inconfidentes, em Ouro Preto, houve um aumento significativo nos casos de pneumonia entre julho de 2023 e junho de 2024. Enquanto o município registrou 74 casos durante todo o ano passado, em apenas seis meses de 2024 já foram registrados 93 casos. Estes casos incluem diversas formas de pneumonia, com destaque para a Pneumonia Bacteriana Não Especificada, que tem o maior número de ocorrências, totalizando 22.

A pneumonia atípica, conhecida como pneumonia silenciosa, é uma variação da doença contagiosa e pode ser transmitida por gotículas de saliva em ambientes fechados. Seus sintomas incluem tosse, secreção no nariz, mal-estar, pressão no peito, fraqueza e dor no corpo.

Prevenção e Orientações

A prevenção da pneumonia inclui vacinação, práticas adequadas de higiene das mãos e manutenção de hábitos de vida saudável, como evitar o uso de cigarros.

O Secretário de Saúde, Leandro Moreira, faz um alerta para que a população se vacine contra a gripe, uma das doenças que, se não forem bem tratadas, podem levar a quadros de pneumonia, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, idosos ou aqueles com condições crônicas de saúde.

“O inverno seco aumenta os casos de gripe e pneumonia. A vacinação está disponível para todos acima de 6 meses, especialmente crianças, gestantes e idosos. Com mais de 5 mil doses disponíveis e cobertura próxima de 60%, é essencial procurar a unidade de saúde e atualizar o cartão vacinal”, disse Leandro Moreira.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.