Ouvindo...

Nova Rota das Artes inclui Ouro Preto e Mariana

Divulgada durante a feita Minas Travel Market, programa que fomenta o turismo no estado irá abranger a Região dos Inconfidentes

No último dia da feira Minas Travel Market (MTM), realizada no Minascentro, em Belo Horizonte, o Governo de Minas revelou uma nova rota turística. A Rota das Artes, lançada durante o evento, visa impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar empregos nas cidades da região dos Inconfidentes. O itinerário abrange oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana.

A Rota das Artes promete aumentar ainda mais o fluxo turístico em Minas Gerais, estado que registrou o maior crescimento no país no primeiro bimestre de 2024, com uma alta de 7,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses até fevereiro de 2024, o crescimento de Minas Gerais foi de 12,6%, mais que o dobro da média nacional de 4,9%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Durante a feira, mais de 2 mil visitantes passaram pelos estandes do Governo do Estado, onde o ecoturismo foi o principal segmento turístico trabalhado pelos expositores. Foram estabelecidos cerca de 80 negócios, incluindo parcerias com agências, operadoras e guias de turismo, tanto dentro quanto fora de Belo Horizonte.

Além da promoção do turismo, o estande do Governo de Minas destacou a valorização do patrimônio histórico e da cozinha mineira, com apresentação de receitas elaboradas por chefs e divulgação de projetos culturais, como o “Patrimônio para Colecionar” do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e os festivais literários de Araxá, Paracatu e Itabira.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Laura Gorino é graduanda em Jornalismo na UFOP e atua como Assistente de Comunicação na rádio Itatiaia Ouro Preto. Ela trabalha na cobertura de pautas de diversos nichos, com um interesse especial em jornalismo cultural.