Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Podcast produzido pela Ufop retrata a realidade da Ditadura em Ouro Preto e Minas

Entrevista com pesquisadora-doutoranda aborda cotidiano da Ditadura Militar em Minas Gerais

Leia também

Na na noite do dia 31 de março de 1964, o Brasil vivia um dos momentos mais obscuros de sua história: o golpe civil-militar, que culminaria em mais de duas décadas de uma das ditaduras mais sanguinárias da América Latina.

Dentre os pontos marcantes dos 21 anos do período de dura repressão, censura e tortura, está a morte e o desaparecimento forçado de pessoas consideradas opositoras ao regime, como estudantes, intelectuais, artístas, e demais individuos assombrados pelo que o regime considerava o “fantasma do comunismo”.

E ao contrário do senso comum, a ditadura esteve muito mais próxima do que se pode imaginar. Aqui em Ouro Preto, um projeto de divulgação científica do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (Ichs) da Universidade Federal de Ouro Preto traz à luz o cotidiano da Ditadura Militar no interior de Minas e na cidade histórica de Ouro Preto.

O podcast “Espia e Espaia”, tem Coordenação de Mônica Gama e Mateus Pereira e é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, a Fapemig que ano passado ganhou uma série especial, a “Ditadura em Minas”,

A conversa de hoje foi com a pesquisadora-doutoranda Vitória Ivo (PPGHIS-UFOP), roteirista do especial. Confira a entrevista completa no Instagram da Itatiaia.

Podcast Espia e Espaia: https://open.spotify.com/show/4ySCN1GmgpXAb4CnnX7mDI

Projeto de pesquisa sobre a Ditadura Militar em Minas Gerais: https://www.instagram.com/aditadura_em_mg/

Participe dos canais da Itatiaia:

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.
Leia mais