Ouvindo...

Dia Nacional do Diabetes destaca importância de hábitos saudáveis para a prevenção da doença

Orientações sobre alimentação equilibrada e prática de exercícios são essenciais para evitar complicações do diabetes

Doença deve ser previnida desde cedo

O Diabetes Mellitus é uma doença de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose e a falta desse hormônio provoca déficit na utilização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue, denominada hiperglicemia, de forma permanente.

O aumento dos níveis de glicemia pode levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.

Existem quatro tipos de diabetes cada um se difere entre si na etiologia, ou seja, a sua origem e causa, contudo a mudança de estilo de vida e controle da dieta se faz necessário em todos os tipos.

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado nesta segunda, dia 26 de junho, reforça a importância de hábitos saudáveis para evitar a doença. Dessa forma, hoje vamos trazer algumas orientações para auxiliar na prevenção e no controle do diabetes. Primeiro vamos falar sobre prevenção: - Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável. Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições ao dia. Não deixe de fazer o café da manhã! Se não puder fazê-lo em casa, leve um lanche reforçado para a escola ou trabalho.

- Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos processados, como farinha branca, doces e refrigerantes.

- Pratique regularmente exercícios físicos.

- Uma dieta rica em fibras e com menor quantidade de gorduras é uma das principais recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Se você já tem diabetes, seguem então algumas dicas para o bom controle da doença:

- Assim como na prevenção a alimentação é a base para um bom controle, então mantenha uma alimentação saudável, com base nos alimentos in natura e minimamente processados.

- A automonitorização, ou seja, o controle do peso e da glicemia também é muito importante.

- Nos lanches, comece sempre pelas frutas (evite sucos), mas não exagere na quantidade. Nenhum tipo de fruta é proibido!

- No almoço e jantar, continue a comer o tradicional arroz com feijão, se atente às quantidades, além disso, metade do prato deve ser de vegetais coloridos, principalmente os verde-escuros e amarelos. Pode ser na forma de salada crua e/ou vegetais cozidos.

- Evite os açúcares e alimentos açucarados. Se precisar, utilize adoçante em pequena quantidade. Evite os adoçantes à base de frutose.

- Diminua o sal. Grande parte das pessoas com diabetes também apresentam pressão arterial elevada.

- Tome água várias vezes ao longo do dia.

Essas são somente algumas dicas de forma generalizada, para um cuidado mais específico e individualizado é necessário que o indivíduo inclua como meta no seu plano de cuidado com diabetes, a consulta com um nutricionista para orientação da sua alimentação ao longo da vida.

Bruna Truocchio
Bruna Truocchio
Bruna Truocchio é repórter da Rádio Itatiaia Ouro Preto e apresentadora do jornal local. Formada em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá, tem pós-graduações em Filosofia e Marketing Digital.