‘Passados 10 anos, a gente segue pedindo desculpas’, diz CEO da Samarco

Rodrigo Vilela participou do segundo painel do evento de encerramento do primeiro ciclo Eloos, em Nova Lima, na Grande BH

CEO da Samarco, Rodrigo Vilela

O CEO da Samarco, Rodrigo Vilela, afirmou que a empresa segue pedindo desculpas pelos impactos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em 2015.

Durante o segundo painel do evento de encerramento do primeiro ciclo Eloos, Vilela falou sobre o tema “Reparar para Avançar: O Desafio ESG na Mineração”. Também participaram da conversa o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; Antônio Augusto Anastasia, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU); Thiago Toscano, CEO da Itaminas; e Lucas Kallas, CEO da Cedro.

O CEO da Samarco ressaltou que hoje, após dez anos do ocorrido, a empresa segue pedindo desculpas e reconhece os impactos causados pelo rompimento da barragem.

Vilela disse, ainda, que o fato transformou a empresa e foi responsável por um grande plano de retomada.

“Em 2015, a Samarco, então, vive o seu pior momento. Hoje, passados dez anos [do rompimento da barragem], a gente segue pedindo desculpas por esse rompimento, por esse fato que transformou a nossa empresa, Minas Gerais e o setor de mineração”, afirmou.

“Nós somos cientes dos impactos que nós causamos em todas as esferas: municipal, estadual, para os nossos pares mineradores, para a Justiça, e foi baseado nisso que nós fizemos nosso plano de retomada”, acrescentou.

O rompimento ocorreu em 5 de novembro de 2015 e deixou 19 mortos. Mais de 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minério de ferro foram despejados sobre a comunidade de Bento Rodrigues, próximo à histórica cidade de Mariana.

Leia também

Projeto Itatiaia Eloos

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

Ao longo dos últimos dois meses, entre agosto e outubro, a iniciativa promoveu uma ampla cobertura sobre mineração e economia, destacando pautas estratégicas para o setor no estado e no Brasil. O evento conta com transmissão ao vivo no YouTube da Itatiaia e cobertura completa pela CNN Brasil.

Formada pela PUC Minas, é repórter da editoria de Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção