Zema cita força da mineração na economia mineira e cobra responsabilidade ambiental

Governador Romeu Zema participou nesta segunda-feira (22) de evento para discutir o futuro da mineração em Minas Gerais

Governador de Minas Geras, Romeu Zema, durante etapa Mineração do Projeto Eloos, em Nova Lima

O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta segunda-feira (22), durante o encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos, que a mineração continua sendo uma das atividades mais importantes da economia mineira, mas ressaltou a importância do setor atuar com responsabilidade ambiental e social.

“O setor de mineração tem uma relevância na economia do estado de Minas Gerais muito grande ainda. Apesar do nosso governo estar sempre atraindo investimentos para outros setores, para termos uma economia mais diversificada, o setor de mineração, pelo histórico e pelas riquezas de Minas, sempre terá um peso muito relevante. Nada melhor do que um momento como esse para se debater o futuro do setor”, afirmou Zema.

O governador relembrou a aprovação da lei Mar de Lama Nunca Mais, aprovada na Assembleia Legislativa em 2019, e sancionada por Zema.

“Tenho dito sempre a necessidade de uma responsabilidade ambiental com os projetos. Em Minas, a cada dia que passa fica um estado mais seguro. Depois da tragédia de Brumadinho tivemos a lei Mar de Lama Nunca Mais aprovada, das 53 barragens que ofereciam algum tipo de risco, 17 já não existem mais, risco zero. As outras estão sendo descomissionadas ou com o material sendo retirado. Com isso, o estado passa a ser cada vez mais seguro. Queremos um setor ativo, que traga riquezas, mas que também preserve o meio ambiente”, disse o governador.

Saiba mais: Veja programação completa do primeiro evento do Itatiaia Eloos

Zema afirmou ainda que as mineradoras precisam sempre pensar nas comunidades locais após o período de exploração do solo.

“Gosto de citar dois casos exemplares de que o pós mineração pode ser bom para a comunidade: o parque das Mangabeiras, no passado já foi uma área minerada, e o museu de Inhotim, que também já foi uma mineração. As mineradoras precisam sempre ter um projeto para o pós mineração e não deixar uma cratera aberta.

Projeto Eloos

Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.
Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Receba conteúdos exclusivos do Eloos
Uma newsletter quinzenal com conteúdos exclusivos sobre a economia de Minas Gerais e os caminhos para o desenvolvimento do estado.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Oferecimento

Realização

cooparticipação

Apoio Master

Patrocínio

Apoio Institucional

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Escola de negócio parceria:

Assessoria de imprensa