Deputado questiona invasão do aço chinês e defende industrialização na mineração

Presidente da Comissão de Minas e Energia na Câmara dos Deputados, Diego Andrade afirma que é preciso agregar valor no minério extraído no Brasil

Diego Andrade, Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados

O deputado federal Diego Andrade (PSD-MG), presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, defendeu a industrialização do setor mineral como uma forma de agregar valor na produção brasileira frente a concorrência da China. O parlamentar foi um dos painelistas do evento de encerramento do ciclo de mineração do Itatiaia Eloos, nesta segunda-feira (22), em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A competição desleal com o aço chinês é a principal reclamação do setor mineral. Os empresários estrangeiros estariam se beneficiando do mineiro brasileiro importado e exportando o produto com valor agregado mais barato que o vendido no país.

“Agora, é um absurdo a gente tirar o minério daqui, levar pra China, eles agregam valor, e vendem no Brasil em uma condição melhor. Acho que o Brasil tem que ter um diferencial competitivo para o empresário brasileiro, para ele ter condições de enfrentar essa concorrência internacional”, disse Diego Andrade.

Eloos mineração

Nesta segunda (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.

O Eloos é uma plataforma de conteúdo, relacionamento e negócios voltada para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. É uma iniciativa independente, apartidária e plural, que reúne iniciativa privada e poder público para articular lideranças, fomentar o diálogo e construir soluções concretas para o futuro do estado.

Leia também

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Leia Mais

Patrocinadores, Parceiros e Apoiadores

Patrocínio Master

Oferecimento

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Realização

Coparticipação

Correalização

Apoio Master

Escola de Negócios Parceira

Apoio, Parceiros e Patrocinadores

Patrocínio

Apoio

Assessoria de impresa, Media Partner e Produção

Assessoria de imprensa

Media Partner

Produção