O dólar fechou a quarta-feira (1º) com uma leve alta de 0,09%, beirando a estabilidade, cotado em R$ 5,32. Os investidores demonstraram cautela com a
A cautela foi sentida na grande maioria dos mercados. O euro, por exemplo, teve um avanço marginal de 0,02%, a € 0,85. O índice do dólar (DXY), que mede a força da moeda americana frente às demais, teve uma leve queda de 0,05%, fechando o dia a 97,727 pontos.
Desde meia-noite, o governo americano está paralisado sem um orçamento para financiar suas atividades, com exceção dos serviços essenciais, após a administração de Trump falhar em negociar algumas demandas com a oposição democrata, em especial os subsídios da saúde que foram cortados pelos republicanos no início do ano..
“Com o começo da paralisação do governo americano, a publicação de dados oficiais, incluindo o aguardado relatório de emprego (payroll) de setembro, previsto para sexta-feira, foi suspensa”, explicou.
O relatório de emprego do Setor Privado (ADP) nos EUA, apontou para a eliminação de 32 mil vagas em setembro, enquanto a expectativa do mercado era de cerca de 50 mil. O índice de compras da indústria (PMI), também subiu de 48,7 em agosto para 49,1 em setembro, levemente abaixo da projeção.
Bolsa cai em 0,49%
O Ibovespa fechou a primeira sessão de outubro em queda de 0,49%, a 145.517,35 pontos. Em um dia de poucas notícias, os investidores também repercutiram a paralisação nos Estados Unidos. Na máxima intradiária, o índice chegou a bater 146.879,33 pontos.