Ouvindo...

Viúva de Navalny, opositor de Putin morto em prisão na Rússia, diz que ele foi envenenado

Os resultados foram baseados em ‘mostras biológicas’ que pessoas próximas ao opositor conseguiram ‘extrair e transferir para o exterior de forma segura’ antes do enterro de Navalny

Yulia Navalnaya, viúva de Alexei Navalny, acusa o presidente Putin de assassinato

A viúva de Alexei Navalny, opositor russo morto na prisão em fevereiro de 2024, revelou que análises de laboratórios ocidentais apontaram que ele foi envenenado.

“Dois laboratórios de dois países diferentes chegaram, de forma independente um do outro, à conclusão de que Alexei foi envenenado”, declarou Yulia Navalnaya em um vídeo publicado no Telegram nesta quarta-feira (17).

Os resultados foram baseados em ‘mostras biológicas’ que pessoas próximas ao opositor conseguiram ‘extrair e transferir para o exterior de forma segura’ antes do enterro de Navalny.

Um dos maiores críticos de Vladimir Putin, Navalny morreu de forma repentina enquanto cumpria uma pena de 19 anos no Ártico, em 16 de fevereiro do ano passado.

O opositor foi um grande ativista anticorrupção e conseguiu mobilizar centenas de milhares de pessoas em toda a Rússia em protestos contra o governo. Ele também expôs um suposto enriquecimento ilícito do círculo íntimo de Putin.

Leia também

Navalny já havia sido envenenado em 2020, enquanto fazia campanha na Sibéria. Ele foi levado às pressas para a Alemanha, onde ficou meses se recuperando.

Ele foi preso ao retornar à Rússia em 2021, condenado por acusações incluindo ‘extremismo’. Mesmo preso, ele continuou a campanha contra Putin.

Autoridades russas anunciaram a morte de Navalny dizendo que ele faleceu enquanto caminhava pelo pátio da prisão. Funcionários penais demoraram dias para liberar o corpo de Navalny, gerando suspeitas.

Desde a morte de Navalny, sua viúva afirma que ele foi morto a mando de Putin, o que o Kremlin nega veementemente.

*Com AFP

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.