O músico Brian Wilson, um dos fundadores da banda Beach Boys, morreu aos 82 anos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira (11), nos perfis do artista nas redes sociais. Ele era considerado um dos maiores músicos e compositores da história.
Além de Wilson, a banda que ele ajudou a fundar também era composta por seus irmãos Dennis e Carl, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine. O grupo nasceu e 1961, na Califórnia, Estados Unidos.
Em 1996, os Beach Boys lançaram o disco “Pet Sounds”, que acabou sendo um fracasso comercial, apesar de ter sido aclamado pela crítica. A obra ainda inspirou o álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos
Depois disso, o grupo começou a entrar em declínio. Os problemas psicológicos de Wilson se agravaram, atrasando em muitos anos o seu trabalho mais ambicioso, o disco “Smile”, que só ficou pronto em 2011.
Carreira solo
Brian Wilson também se destacou em carreira solo. O músico chegou a visitar o Brasil em 2004, apresentando as músicas de “Smile” e outros sucessos da carreira. Os trabalhos mais recentes são os discos “At My Piano”, lançado em 2021, e “Brian Wilson and Friends”, álbum ao vivo de 2016.
A vida do cantor deu origem ao documentário “Brian Wilson: Long Promised Road”, de 2021, além de uma cinebiografia estrelada por John Cusack e Paul Dano, chamada de “Love & Mercy”, lançada em 2014.
O artista ganhou três vezes o
Morre Brian Wilson, aos 82 anos
Brian Wilson sofria de um “grave distúrbio neurocognitivo”. Antes, ele também já havia recebido o diagnóstico de esquizofrenia, além de lidar com outros problemas de saúde mental há mais de 60 anos.
*Sob supervisão de Lucas Borges