O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a presidente interina da
Posteriormente, o presidente americano escreveu nas redes sociais que a conversa foi produtiva e que há um “tremendo progresso” na relação da Venezuela com os Estados Unidos. Entre os tópicos discutidos estão o petróleo, minerais, comércio e assuntos de segurança nacional.
“Essa parceria entre os Estados Unidos e a Venezuela será espetacular para todos nós. Em breve, a Venezuela será grande e próspera novamente, talvez mais do que jamais foi”, escreveu Trump na Truth Social.
Mais cedo, Delcy Rodríguez disse que a Venezuela estava se abrindo para um “novo momento político”, que permita o entendimento a partir da divergência política e ideológica. A fala ocorre após o governo começar a liberar presos políticos do regime de Nicolás Maduro, capturado pelos Estados Unidos no início de janeiro.
Após a operação americana em Caracas, Delcy chegou a desafiar Trump e afirmar que o país iria se defender e reconhecia apenas Maduro como presidente. Porém, os Estados Unidos ressaltam que ela tem colaborado com a Casa Branca, o que aumenta os rumores de que ela favoreceu a captura do presidente.
Em sua conta no Telegram, Delcy Rodríguez confirmou que teve uma “longa, produtiva e cortês” conversa com Trump. “Discutimos uma agenda de trabalho bilateral para o benefício de nossos povos, bem como questões pendentes na relação entre nossos governos”, disse.