O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que está em um “conflito armado” contra os cartéis de drogas, uma vez que são “combatentes ilegais”. A informação é da Associated Press.
“O Presidente determinou que os Estados Unidos estão em um conflito armado não internacional com essas organizações terroristas designadas”, dizia um memorando assinado por Donald Trump.
No documento, o presidente declara que o tráfico de drogas para os EUA equivale a um conflito armado que exige o uso de força militar. Ele ordenou ao Pentágono que “conduzisse operações contra elas de acordo com a lei de conflitos armados”.
Venezuela denuncia que caças dos EUA ‘ousaram se aproximar’ do país Após ação militar perto da Venezuela, EUA monta base em país vizinho ao Brasil Trump diz que EUA vai ‘monitorar’ o narcotráfico por terra na Venezuela
“Os Estados Unidos chegaram a um ponto crítico em que precisamos usar a força em autodefesa e na defesa de outros contra os ataques em andamento dessas organizações terroristas designadas”, diz o documento.
A assinatura do memorando ocorre em meio a vários ataques norte-americanos contra embarcações com supostamente narcotraficantes. Foram três ataques mortais que causaram a morte de ao menos 11 narcotraficantes, segundo os EUA.