Ouvindo...

Trump dá ultimato à Rússia para cessar-fogo na Ucrânia; aliado de Putin retruca ameaça

Declaração foi feita nesta segunda-feira (28), durante reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na Escócia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu a Vladimir Putin um prazo de 10 ou 12 dias para acabar com a guerra na Ucrânia, caso contrário, novas sanções serão impostas. A declaração foi feita nesta segunda-feira (28), durante reunião com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, na Escócia.

Além de ter falado sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, o mandatário norte-americano também falou sobre o conflito na Faixa de Gaza, o que não costuma fazer com frequência. Ele prometeu que serão abertos centros de distribuição de alimentos no local.

Trump afirmou, ainda, que está ‘muito decepcionado’ com Putin devido aos contínuos ataques a civis na Ucrânia. Ele estava sentado ao lado de Starmer em um luxuoso campo de golpe ao sul de Glasgow.

Leia também

O presidente anunciou uma redução do plano anterior de 50 dias para que Putin encerrasse o conflito na Ucrânia para “10 ou 12 dias”, com início imediato. “Não há razão para esperar”, disse.

“Realmente senti que iria acabar, mas cada vez que penso que vai terminar, matam mais gente. Não estou mais tão interessado em falar mais [com ele]”, disse.

O mandatário americano declarou que está considerando sanções “secundárias” que afetariam países que compram produtos russos, como os hidrocarbonetos, para impactar na receita da Rússia.

Kiev agradeceu à mensagem firme de Trump. Já Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Federação Russa, afirmou que ‘cada novo ultimado é uma ameaça e um passo em direção à guerra’.

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.