Tragédia no Vietnã: temporal já provocou a morte de ao menos 41 pessoas

Balanço inicial havia registrado 16 mortes; chuvas fortes provocam inundações, deslizamentos e deixam milhares de casas submersas no centro-sul do país

O Ministério do Meio Ambiente do Vietnã atualizou, nesta quinta-feira (20), o número de mortos para 41 e o de desaparecidos para nove, após as inundações e deslizamentos provocados por várias semanas de chuvas intensas no país. No balanço anterior, eram 16 vítimas mortos.

Equipes de resgate seguem trabalhando para salvar pessoas que permanecem presas nos telhados de casas inundadas.

Deslizamentos de terra e casas submersas após temporais

Cerca de 52 mil casas estão alagadas, e 62 mil pessoas foram retiradas desde o último domingo (16) nas regiões do centro-sul do país.

Desde o fim de outubro, chuvas incessantes atingem o sul e o centro do Vietnã, afetando destinos turísticos muito procurados.

Em Nha Trang, bairros inteiros ficaram submersos e centenas de veículos continuam debaixo d’água, segundo imagens divulgadas pela AFP.

Nas províncias de Gia Lai e Dak Lak, equipes de resgate utilizam barcos e trabalham sem pausa para retirar moradores presos, segundo a imprensa estatal.

Mais de 43 mil casas ficaram submersas e várias estradas principais seguem bloqueadas por deslizamentos de terra.

Também foram registrados deslizamentos mortais em passagens montanhosas perto de Da Lat, onde algumas regiões acumularam até 600 milímetros de chuva desde o fim de semana.

O hoteleiro Vu Huu Son afirmou que apenas uma estrada seguia aberta para Da Lat. “Não acredito que teremos turistas agora. Todos foram embora antes do fim de semana e cancelaram suas reservas”, disse.

Na passagem montanhosa de Khanh Le Pass, um ônibus foi soterrado na noite de domingo após a queda de terra e rochas. Pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas, segundo a autoridade de gestão de desastres e diques.

Desastres naturais já causaram prejuízos superiores a US$ 2 bilhões

As autoridades explicaram que as chuvas extremas se somaram a níveis de água já elevados. Entre janeiro e outubro, desastres naturais deixaram 279 mortos ou desaparecidos e causaram prejuízos superiores a US$ 2 bilhões, segundo o escritório nacional de estatísticas.

O Vietnã, que já enfrenta chuvas fortes entre junho e setembro, vivencia fenômenos cada vez mais extremos, agravados pela mudança climática de origem humana, alertam cientistas.

Situação é crítica desde o fim de outubro

No inicio de novembro, outras 40 pessoas morreram devido a inundações e chuvas intensas no centro do Vietnã.

A região central do país registrou chuvas torrenciais que causaram inundações graves. Em 24h, o país registrou até 1,7 metro de chuva.

Inundações no Vietnã deixam ao menos 40 mortos; país se prepara para chegada de tufão

Com agência AFP

(Sob supervisão de Edu Oliveira)

Leia também

Izabella Gomes é estudante de Jornalismo na PUC Minas e estagiária na Itatiaia. Atua como repórter no jornalismo digital, com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...