Uma enorme tempestade de poeira encobriu diversas regiões dos Estados Unidos, incluindo a
Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), o fenômeno é chamado de haboob e é carregado por ventos de tempestade. O termo se refere a um “vento forte” ou “vendaval”.
No Estádio Mountain America, o local foi “engolido” pelas imensas nuvens de poeira. Alertas de fortes tempestades com rajadas de mais de 60 km/h foram emitidos, com recomendação de atenção devido à “visibilidade quase zero” e condições de viagem consideradas “com risco de vida”. O Departamento de Qualidade Ambiental do Arizona também divulgou alertas de alta poluição em todo o estado.
Em algumas regiões, a tempestade derrubou árvores e danificou estruturas. Segundo a CNN Internacional, mais de 60 mil pessoas ficaram sem energia após a passagem da tempestade, com a maior parte das interrupções concentrada no Condado de Maricopa, conforme dados do PowerOutage.us.
Por cerca de uma hora, o Aeroporto Internacional de Phoenix, o Sky Harbor, ficou fechado para decolagens e pousos, e voos sofreram atrasos de até 30 minutos. Tempestades de poeira nos EUA são comuns nesta época do ano, mas desta vez o impacto foi maior. O haboob em Phoenix ocorreu após uma tempestade de areia que passou por Nevada e atingiu o festival Burning Man.