Ouvindo...

Tempestade de poeira ‘engole’ estádio e deixa mais de 60 mil sem energia no Arizona; veja vídeo

Fenômeno, conhecido como ‘haboob’, cobriu a Região Metropolitana de Phoenix, nos Estados Unidos, gerando alertas de ‘visibilidade quase zero’

Uma enorme tempestade de poeira encobriu diversas regiões dos Estados Unidos, incluindo a Região Metropolitana de Phoenix, no Arizona, nesta segunda-feira (26). Câmeras de segurança instaladas em diferentes pontos da cidade registraram imagens impressionantes. Em uma delas, um estádio de futebol americano e várias casas foram cobertos pela poeira.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), o fenômeno é chamado de haboob e é carregado por ventos de tempestade. O termo se refere a um “vento forte” ou “vendaval”.

No Estádio Mountain America, o local foi “engolido” pelas imensas nuvens de poeira. Alertas de fortes tempestades com rajadas de mais de 60 km/h foram emitidos, com recomendação de atenção devido à “visibilidade quase zero” e condições de viagem consideradas “com risco de vida”. O Departamento de Qualidade Ambiental do Arizona também divulgou alertas de alta poluição em todo o estado.

Em algumas regiões, a tempestade derrubou árvores e danificou estruturas. Segundo a CNN Internacional, mais de 60 mil pessoas ficaram sem energia após a passagem da tempestade, com a maior parte das interrupções concentrada no Condado de Maricopa, conforme dados do PowerOutage.us.

Por cerca de uma hora, o Aeroporto Internacional de Phoenix, o Sky Harbor, ficou fechado para decolagens e pousos, e voos sofreram atrasos de até 30 minutos. Tempestades de poeira nos EUA são comuns nesta época do ano, mas desta vez o impacto foi maior. O haboob em Phoenix ocorreu após uma tempestade de areia que passou por Nevada e atingiu o festival Burning Man.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.